Comédia em Portugal

Um olhar sobre a Comédia em Portugal.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Ana Bola

Ana Bola: "O humor está melhor... e está pior"

A autora e actriz de "Celadon" diz que o humor na televisão está uma "desgraça".

A Ana Bola trabalhou alguns anos num escritório. Isso não se coaduna em nada com a sua personalidade.

Nada, nada... Embora eu fosse muito cumpridora e tinha mesmo que ganhar aquele dinheiro.

Quando é que se convenceu que queria ser actriz?

Convenceram-me. Eu sabia que estava mal ali, sabia que gostava do espectáculo. Era uma espectadora regular de teatro e de cinema. Eu não sabia exactamente o que é queria, mas sabia que era por ali. Os meus amigos da altura eram todos ligados à música ou ao teatro. Foi mais fácil ainda perceber que gostava daquele mundo. Um dia convidaram-me e eu aceitei.

Começou a trabalhar com Herman José em "Humor de Perdição". Quando é que se cruzou com ele pela primeira vez?

Cruzamo-nos pela primeira vez em televisão em 1980, no "Passeio dos Alegres" do Júlio Isidro. Nós éramos jurados nesse concurso e empatizámos logo desde esse momento. Mais tarde encontramo-nos também no Tal Canal porque o meu marido tocava com ele na banda do programa. A dada altura convidou-me para fazer rádio com ele e a partir daí ficamos inseparáveis.
Uma amizade e uma colaboração profissional de mais de 20 anos...Exactamente. Uma características que todos partilhamos é conseguirmos ser amigos uns dos outros.


Como é que tem evoluído o humor em Portugal?

Está melhor... e está pior. Se falarmos de televisão está uma desgraça, se tirarmos aquelas ilhas que funcionam em alguns canais alternativos. Há principalmente programas de anedotas coladas umas às outras, onde os actores vão sobreviver. No teatro parece-me que começa a mexer mais qualquer coisa ao nível da comédia. Durante muitos anos foi considerado um estilo menor e agora isso foi posto de parte.

Como foi a experiência de fazer dobragem no ?Paraíso da Barafunda??

Isso adoro. Até faço de graça. Tinha feito algumas dobragens na Rua Sésamo e acho que é uma das coisas mais divertidas.

Luís André Florindo