Comédia em Portugal

Um olhar sobre a Comédia em Portugal.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Herman Sic sem bolinha...


?É um bocado difícil endireitar, mas é preferível fazê-lo a deixar como estava. Era um beco do qual não conseguiria sair. Quem desce tão baixo, depois é difícil levantar voo. Precisa de fazer uma purga?,
diz Cintra Torres, para quem o regresso aos personagens que celebrizaram Herman José não passa de um ?tapa buracos?:
?É um remendo. Pode ser que consiga, porque tem qualidades como ?entertainer? e humorista, mas será muito difícil.

?Quanto à decisão de retirar a ?bolinha vermelha? ? indica conteúdo para adultos, localizada no canto superior direito do ecrã ?, o crítico enaltece a posição de Francisco Penim, director de programas de Carnaxide, sem, no entanto, apontar o dedo ao estado a que ?Herman SIC? chegara:
?É uma decisão que reverte a favor do canal. Numa televisão generalista, os telespectadores esperam conteúdos generalistas. O programa estava com um imaginário gay muito acentuado, com uma linguagem ordinária.?

E soluções?

?Um político seria um sinal. Basta ver quem eram os convidados. Andavam muito próximos dos limites do aceitável, como a Linda Reis?, conclui.

'A PRIVAÇÃO AGUÇA O ENGENHO'

CM ? Já recebeu algum ?feed back? da direcção de programas?

HERMAN JOSÉ ? A direcção de programas tem mais que fazer do que distribuir ?reacções do dia seguinte?. Não fariam outra coisa na vida. (risos)

? Houve uma leve subida nas audiências. É efeito da mudança?
? Em quase seis anos de ?Herman SIC? passei por todas as fases. Cada emissão é um caso atípico e portanto nada passível de comparações.

? Ter pouco tempo para gravar ?sketches? de humor, dificulta a tarefa de criar personagens?
? Dificulta, mas não impossibilita. Quem depende de um mercado pequeno e em crise, tem obrigação de se adaptar. Muitas vezes, a privação aguça o engenho.