Comédia em Portugal

Um olhar sobre a Comédia em Portugal.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

José Pedro Gomes

Coçar onde é preciso, em digressão nacional

O espectáculo de José Pedro Gomes "Coçar onde é preciso", em cena na Casa do Artista até domingo e já aplaudido por mais de 20.000 pessoas, inicia em Janeiro uma digressão nacional, informou hoje a produtora.

Leiria, Aveiro, Guarda, Santarém, Porto, Coimbra, Faro, Braga, Bragança e Vila Real são os distritos contemplados na digressão, que decorrerá de 07 de Janeiro a 31 de Março, além de uma representação nos Açores e duas em Cabo Verde - uma na Cidade da Praia e outra no Mindelo -, num total de 24 representações.

A digressão de "Coçar onde é preciso" interrompe em Abril e na primeira quinzena de Maio, quando José Pedro Gomes e António Feio vão estar em filmagens da película "Conversas da Treta", revelou à agência Lusa Rita Duarte, da produtora UAU.

Em "Coçar onde é preciso", José Pedro Gomes apresenta-se sozinho em palco durante cerca de noventa minutos em que discorre, satiriza e personifica o seu ponto de vista sobre as várias facetas do "portuga", num registo que o actor considera estar mais próximo da "stand-up comedy".
Em Janeiro, "Coçar onde é preciso" vai subir ao palco do Cine- Teatro de Alcobaça (dia 07), Cine-Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira (12), da Casa Municipal da Cultura de Seia (13), do Cine-Teatro Paraíso em Tomar (14), Rivoli Teatro Municipal no Porto (dias 19, 20, 21 e 22) e do Coliseu Micaelense, em São Miguel, Açores (27).
Em Fevereiro vai ser representada no Cine-Teatro de Pombal (dia 03), Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (07), Auditório Pedro Ruivo em Faro (10 e 11), Auditório do Parque das Exposições de Braga (17) e no Auditório Municipal da Lousada (18).
O Teatro Virgínia em Torres Novas (dia 03), Centro Cultural Silveiro em Oliveira do Bairro (04), Cidade da Praia (08), Mindelo (10), Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra (22), a Fábrica do Inglês em Silves (25), o Teatro Municipal de Bragança (30) e o Teatro Municipal de Vila Real (31) são os locais agendados para Março.

Concebida e protagonizada por José Pedro Gomes, "Coçar onde é preciso" é a primeira peça do actor depois de, em Março último, ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica devido a um aneurisma que sofreu em palco.

Com textos de José Pedro Gomes, direcção de Sónia Aragão e José Pedro Gomes, adereços de Marinel Matos e desenho de luz de Paulo Sabino, "Coçar onde é preciso" estreou a 21 de Setembro na Casa do Artista/Teatro Armando Cortez, perfazendo domingo 65 representações.
A peça teve contudo três representações em antestreia: duas na Madeira (02 e 03 de Setembro), uma no Cartaxo (09) e outra em Figueiró dos Vinhos (16).